Sisu disponibilizará 5.499 vagas para Alagoas

Sisu disponibilizará 5.499 vagas para Alagoas

Só em Alagoas, serão 5.499 vagas para o ensino superior ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 331 vagas pelo IFAL (Instituto Federal de Alagoas ) e 5.168 pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (06) no site http://sisu.mec.gov.br/.

Para se inscrever, os estudantes devem se cadastrar no Sisu usando a nota individual do Enem 2013, divulgada na última sexta-feira (03). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês.

Na UFAL, serão ofertadas vagas em 106, incluindo Letras-libras, Agroecologia, Engenharia de Energia Renováveis, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas (licenciatura) e Sistema de Informação. O IFAL disponibilizará vagas em 10 cursos divididos entre os campi de Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira do Índios e Satuba.

Cotas

Em edital lançado na última sexta-feira (03), a UFAL aumentou de 25% para 30% das vagas de cada curso e turno que serão reservadas aos cotistas. Para se candidatar a essas vagas, o estudante deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ter renda menor ou igual a 1,5 salários mínimos ou se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Até 2016, a UFAL e todas as universidades e institutos federais do país devem destinar 50% das vagas ofertadas ao cotistas por determinação da Lei de Cotas,

Enem

Como critério para a seleção do candidatos pelo Sisu é usado a nota individual da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao se inscrever no sistema com o número de inscrição e senha utilizados no Enem 2013, o Sisu tem acesso automático à nota do candidato.

É possível, no entanto, que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes porque cada instituição tem autonomia para adotar pesos diferenciados para cada prova do Enem 2013. A UFAL determinou peso 1 para cada prova e não estabeleceu nota mínima para a aprovação.