Contato fica em 1º lugar em avaliação do MEC

Contato fica em 1º lugar em avaliação do MEC

Pelo terceiro ano consecutivo, o Contato teve o melhor desempenho entre as escolas de Alagoas na última avaliação das instituições de ensino do país, realizada pelo Ministério da Educação. Com base nas notas dos alunos no Enem 2012, o colégio ficou em primeiro lugar com a média de 629,02.

Numa média aritmética simples, o cálculo da nota por instituição consiste na soma das médias divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), incluindo a da redação, dividida por cinco, que corresponde ao número de notas consideradas no Enem.

Por uma falha no cruzamentos dos dados no sistema do Inep, a nota do Contato foi liberada quase um mês após a divulgação oficial. "Tivemos que enviar um ofício, com os dados de nossos alunos anexados, pedindo a correção do erro. Mas tínhamos certeza que nosso desempenho seria novamente positivo", explicou o diretor pedagógico do ensino médio Ernesto Stadtler.

O resultado final, após a correção da falha técnica, manteve o Contato com a maior média entre as escolas alagoanas pelo terceiro ano consecutivo. O colégio também ficou acima da média nacional das escolas privadas com mais de 50 pontos de diferença. Segundo o MEC, a média da rede privada de ensino no Enem 2012 foi de 577,4.

Para a avaliação, além das médias dos alunos em cada área do conhecimento exigida no Enem, é considerado também o número de estudantes que prestaram o exame. Com uma taxa de participação de 96% dos alunos, a média de pontos alcançada pelo Contato fica entre as 20 melhores escolas do país com mais de 300 alunos prestando o exame.

Ranking das escolas

Para o cálculo das notas das escolas, os principais portais de notícias nacionais desconsideram a redação e utilizam apenas as quatro médias das áreas de conhecimento avaliadas no Enem (Linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza).

Segundo o UOL, a redação é descartada no ranking das escolas por ser atribuída de forma subjetiva e por não utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na correção, como nas demais notas.

Mesmo considerando apenas as quatro médias das áreas de conhecimento, o Contato se mantém em primeiro lugar entre as escolas alagoanas com 622,17.