Aluno lança livro de crônicas sobre futebol

Aluno lança livro de crônicas sobre futebol

Um centroavante que já não está na sua melhor forma, mas ainda é o ídolo da torcida. Essa figura comum do futebol brasileiro é também o anti herói de " Quem tabelar com Toni ganha um fusca",  de Mateus Magalhães Gonçalvez. Selecionado no Programa de Incentivo à Cultural Literária 2014, promovido pelo Governo de Alagoas, o estudante de 17 anos se prepara para lançar seu primeiro livro, uma coletânea de crônicas futebolísticas.

O bordão que dá título ao livro é repetido a cada partida por um narrador do tradicional rádio brasileiro. Toni é ruim de bola, motivo de piada entre comentaristas, "mas decide o jogo de maneira inacreditável", garante Mateus, que prefere o futebol apaixonado, "o futebol real,  aquele que o jogador sabe que está jogando pela honra de uma cidade"; o futebol do seu personagem.

Retratando o esporte com nostalgia, a publicação reunirá textos já publicados por Mateus no site Toca e Passa e inéditos - entre esses, a história do ídolo Toni. O estilo fica "entre a crônica e o conto", descreve Mateus. O estudante ainda divide o conteúdo em relato de jogos e  crônicas fictícias, nas quais enfatiza os aspectos culturais. "É o futebol como metáfora para a vida", explica Mateus em referência a Nelson Rodrigues.

Além dos textos rodriguianos, a inspiração do adolescente tem raízes também no início da década de 90. " O gol da ressurreição [escrita em 1991], de Armando Nogueira foi a primeira crônica que me marcou", revela. Mas a paixão pelo futebol e pelos clássicos foi cultivada em família com o tio Cristiano, que levou o estudante ainda na primeira infância para uma partida no estádio Rei Pelé - Trapichão para os íntimos,  como Mateus. E, mesmo com pais regatianos, o jovem cronista é fiel ao time do tio, o CSA.

Foi por causa do fascínio pelo futebol e pelo texto esportivo que Mateus deu início ao blog Toca e Passa com mais cinco amigos. Os jovens criaram o espaço virtual em 2009. Em cinco anos, o transformaram em site de crônicas e notícias sobre futebol e já contam  com 20 colaboradores. O estudante mantém também o "Momento do Futebol Internacional", um quadro semanal na rádio CBN.

Para o futuro próximo, já que presta vestibular este ano, um só caminho: "jornalismo esportivo", decidiu Mateus.