Contato realiza palestra sobre bairro do Pinheiro

Engenheiro civil, mestre em Geotecnia compartilha suas pesquisas

Contato realiza palestra sobre bairro do Pinheiro

Aconteceu na manhã de hoje(02), no auditório do Contato Jatiúca, a palestra “Problemas ambientais, geologia e mineração no bairro do Pinheiro”, com o professor Abel Galindo, que é engenheiro civil, mestre em Geotecnia e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A palestra foi pensada para esclarecer aos alunos informações sobre a situação do bairro do Pinheiro, com um estudioso sobre o assunto.  O professor Abel Galindo Marques fez um levantamento de possíveis causas para o ocorrido. Entre as hipóteses levantadas ele cita a reativação das falhas geológicas que existem em Maceió - citando que o bairro do Pinheiro está dentro de um perímetro delas - ocasionadas pela grande quantidade de poços de extração de sal-gema, o grande volume de água retirado do subsolo e a presença de uma camada de rochas muito fraturadas logo acima do sal-gema.

Segundo o diretor pedagógico do Ensino Fundamental, João Tomaz , “é importante trazermos para nossos alunos esclarecimentos de um tema tão complexo, que exige profundos conhecimentos técnicos e em uma região que pode haver uma catástrofe, pode, mas não necessariamente haverá. A função social do colégio é informar as pessoas o que está acontecendo tecnicamente e assim acalmá-las e tranquilizá-las.”