COMO MANTER UMA ROTINA DE ESTUDOS EM CASA?

COMO MANTER UMA ROTINA DE ESTUDOS EM CASA?

Todas as escolas do estado de Alagoas tiveram que alterar as atividades devido à pandemia do COVID-19. Os estudantes estão em casa e, para lidar com esse período de incertezas, é fundamental preencher o tempo com atividades relevantes e pedagogicamente enriquecedoras.

Nossos parceiros do Sistema de Ensino Poliedro e Sistema Ari de Sá disponibilizaram ferramentas digitais para que os estudantes deem continuidade ao processo de aprendizagem durante a interrupção das aulas presenciais. Também estamos planejando momentos de assistência com os professores Contato. Vem novidade por aí!

Nosso diretor pedagógico do Ensino Médio, Ernesto Stadtler, esclarece que “É de fundamental importância que os alunos mantenham uma rotina de estudos e acompanhem os conteúdos disponibilizados por nossos parceiros com obrigatoriedade”. Ele ainda tranquiliza os estudantes: “Estaremos juntos nesse momento. Em breve, vamos possibilitar, de forma remota, que nossos professores esclareçam melhor os conteúdos abordados nas videoaulas e tirem dúvidas”.

João Tomaz, diretor do Ensino Fundamental, complementa “Percebemos que a continuidade das atividades pedagógicas potencializa o comportamento autônomo dos nossos estudantes e reforça a perseverança necessária para a superação das adversidades que a vida impõe. É importante lembrar que cada indivíduo tem sua própria motivação e  ritmo de aprendizagem e que estes deverão ser respeitados, principalmente no momento atual.”

Entretanto, sabemos que assegurar a rotina e foco nos estudos nesse período de quarentena não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para ajudar a manter nossos estudantes ativos durante este momento de isolamento social.

 

Continue sua rotina

Tente manter a mesma rotina e cronograma de estudos anterior à quarentena.

Prepare um ambiente para estudar

Busque, dentro de casa, um ambiente iluminado, silencioso e que tenha o mínimo de distrações. Assim fica mais fácil permanecer concentrado.

Momentos para descanso

Pausas nos estudos são importantes para manter o equilíbrio e a concentração. Programe as suas com antecedência e fique atento ao tempo de duração.

Mantenha contato com os amigos da escola

Use as ferramentas de tecnologia ao seu favor e mantenha contato com sua turma da escola para trocar informações sobre os estudos, tirar dúvidas e ter apoio durante esse período.

Abuse da tecnologia

No mundo online existem conteúdos relevantes e que permitem complementar os estudos. Procure aumentar seu conhecimento com videoaulas, podcasts, além de praticar exercícios em banco de questões.

 

Como estudar?

Cronograma de aulas

Monte o seu cronograma de aulas para o dia e procure seguir o mesmo horário das aulas presenciais.

Vídeos

Acesse, na plataforma do Poliedro, SAS e Onenote, o conteúdo conforme o cronograma de aulas e anote o que julgar mais importante.

Material didático

Após assistir ao vídeo, acesse o material didático e conteúdos relacionados ao tema. Realize as leituras e faça observações conforme seu estilo de estudar. Nessa etapa, o uso de marcações, anotações, mapas mentais e mapas conceituais pode ser útil para a fixação dos conteúdos.

Praticar!

Hora de praticar, acessando as atividades disponíveis e procurando resolvê-las em ordem de dificuldade. Se as etapas anteriores foram bem realizadas, você vai identificar o avanço e o conhecimento que está sendo consolidado. Então, fique atento aos insights que surgirem durante as atividades. Apareceu uma dúvida? Volte aos vídeos e ao material didático, procurando exercícios e atividades resolvidas ou similares, pois estas podem ser muito úteis.

Sem medo de errar!

Ah! Não tenha medo de errar! Esse é o momento de descobrir o que não se sabe. Não tenha receio de, após percorrer todos os passos, acessar as resoluções e aprender com os erros.

 

    Cabe a nós, como escola, e também às famílias, propiciar os instrumentos para que os jovens que estão sob a nossa responsabilidade continuem a se desenvolver adequadamente.  Afinal, é impossível viver sem transformação e trabalho! 

     Destacamos que estaremos à disposição dos pais e alunos para acolher as dificuldades que possam aparecer, bem como as dúvidas e sugestões que surgirem ao longo deste momento tão desafiador.

Bons estudos!