• 26 Jun 2018

5 Dicas para manter uma rotina de estudos saudável

Anualmente acontece o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ele é muito importante para todos os estudantes brasileiros porque abre portas para as universidades públicas e particulares. Além do Enem, têm vestibulares, concursos públicos e muito mais, por isso, para se dar bem nessas provas é importante manter uma rotina de estudos saudável.

Para quem quer se dá bem em qualquer prova, aqui vão algumas dicas muito importantes para aprender tudo que é necessário, mas de uma forma saudável.

1 – Comece pelas matérias mais difíceis: Muita gente prefere começar a estudar pelas matérias mais fáceis, mas o indicado é iniciar pelas mais difíceis, porque, requer mais tempo para assimilá-las. Depois que aprender as matérias que têm mais dificuldade, é hora de estudar as mais fáceis.

2 – Tenha claro sua motivação e seu objetivo: De nada adianta buscarmos motivação para algo que não nos motiva. É preciso saber exatamente o que queremos para podermos seguir em frente, nem que gaste muito tempo pensando nisso. Pessoas que não têm metas e nem planos definidos podem viver sem rumo e acabar sendo comandadas pelas circunstâncias ou escolhas de outras pessoas. Pense nas pessoas que admira e depois responda as perguntas: “O que eu quero?”, “Por que eu quero?” e “Como pretendo chegar lá?”.

3 – Entenda como você aprende: As pessoas têm diferentes maneiras de aprender. Algumas têm uma memória mais auditiva, outras mais visual, outros aprendem mais rápido ensinando outras pessoas e ainda têm os que aprendem mais rápido lendo. Saiba qual é o método mais fácil para você aprender e na hora do estudo desligue a TV e o celular.

4 – Seja dono do seu tempo: Cada pessoa tem um tempo e objetivos diferentes. Organize um plano de estudos de acordo com o seu tempo e com o que você precisa estudar. Saiba quanto tempo você tem disponível e faça um cronograma com todas as suas atividades diárias, desde quando acorda até a hora de dormir novamente. Escolha os conteúdos que vai estudar em cada dia e quanto tempo levará para cada um.

5 – Tenha cuidados com as emoções ruins e pensamentos negativos: Sempre que pensamos em algo ruim, sentimos emoções desagradáveis, como ansiedade e medo. O problema não é sentir emoções, pois, elas são um reflexo dos nossos pensamentos. O problema é quando pensamos em algo que não é verdade, mas acreditamos que seja. Procure não ter pensamentos de incapacidade e de inferioridade.

Portanto, se está se preparando para uma prova muito importante que vai mudar a sua vida, siga as dicas e estude de forma saudável.

Fonte: Dicas na Internet

Comentários