• 18 Out 2018

Quatro dicas para a reta final do Enem

Faltam menos de 20 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 4 e 11 de novembro. O primeiro domingo terá questões de múltipla escolha relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e a redação. Já no segundo dia a prova irá cobrar Matemática e Ciências da Natureza.

Diferentemente dos vestibulares tradicionais, a nota final nas provas objetivas do Enem não é obtida apenas pela quantidade total de acertos. A nota do Enem leva em conta o nível de dificuldade de cada questão, utilizando o método TRI (Teoria da Resposta ao Item), que atribui maior valor às questões com grau de dificuldade mais baixo.

Para auxiliar os estudantes a se prepararem para essa importante prova nesta reta final, o Colégio Contato,  Parceiro do Sistema de Ensino Poliedro em Maceió, elaborou quatro importantes dicas. Afinal, dedicação aos estudos é fundamental para quem quer alcançar uma nota satisfatória. Confira:

1) Elabore um planejamento eficiente de estudos

Um planejamento de estudos é fundamental para aprender os conteúdos solicitados no Enem dentro do tempo disponível. Inclua neste cronograma todas as matérias e frentes que precisa estudar para o Enem, priorizando os tópicos que você tem mais dificuldade. Lembrando que é preciso ter um domínio sólido dos conteúdos do Ensino Médio para alcançar uma nota satisfatória.

2) Faça simulados

Permanecer horas focado e concentrado na resolução de questões não é uma tarefa simples. Por isso, o treino é essencial. Simulados no estilo Enem funcional como uma excelente ferramenta diagnóstica, que auxilia na definição de quais matérias exigem mais dedicação nos estudos e ajuda o aluno a conhecer o modelo da prova.

3) Tire suas dúvidas

É preciso assimilar o conteúdo das aulas, prestando atenção e copiando a matéria. Utilize as a presença do professor para sanar todas as dúvidas. Embora o Enem tenha grande contextualização das questões e alta exigência de raciocínio e compreensão dos enunciados, equivoca-se quem considera que é possível obter um ótimo desempenho só por ter boa habilidade de interpretação de textos e gráficos.

4) Comece pelos exercícios mais simples

A melhor maneira de estudar é se focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade. Por isso, não recomendamos que inicie os estudos pelos exercícios mais difíceis. É importante construir uma boa base em primeiro lugar.

Comentários