MEC divulga cronograma do Sisu 2019 com mudanças

Inscrições ficarão abertas de 22 a 25 de janeiro

MEC divulga cronograma do Sisu 2019 com mudanças

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019, usado para selecionar estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em 130 instituições públicas de ensino superior do país. A principal novidade deste ano é a mudança na lista de espera.

Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga nas universidades deverão se inscrever de 22 a 25 de janeiro de 2019 pela internet. O resultado será divulgado em 28 de janeiro.

Mudança na lista de espera

Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu."

A  expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Calendário do Sisu 2019

Inscrições:

22 a 25 de janeiro

Resultado:

28 de janeiro

Página:

http://sisu.mec.gov.br/