Alunos experimentam carregar celular sem o auxílio da rede elétrica

Atividade, nas aulas de física, faz parte da implantação do processo metodologia ativa

Alunos experimentam carregar celular sem o auxílio da rede elétrica

Carregar um celular sem o auxílio da rede elétrica. Esse foi o desafio proposto para os alunos do 1º ano do Ensino Médio durante as aulas de física. O projeto permitiu colocar em prática a aprendizagem dos conceitos físicos sobre as transformações de energia.

No último dia 23, as equipes formadas pelas turmas do 1º ano apresentaram seus experimentos de transformação de energia à comunidade escolar. Com o auxílio dos professores de Física e laboratório de Química, os criativos alunos montaram circuitos que buscavam formas alternativas para carregar um aparelho celular, sem a utilização da rede elétrica. Através dessa atividade os aprendizes provaram que existem experimentos que não requer equipamentos sofisticados e que podem ser realizados em âmbito doméstico, que permite gerar energia e estudar conceitos importantes da química e física.

Esse processo que torna o aluno protagonista de seu próprio aprendizado com a mediação do professor é chamado de metodologia ativa.  Seu principal objetivo é incentivar que o aluno construa seu conhecimento de forma autônoma e participativa.

O aluno Arthur Seann relatou que “o projeto deu a possibilidade de colocar meu conhecimento teórico em prática”. Já para a aluna Rhayna Christiani, “conseguimos ser protagonistas no projeto e desenvolver algo que possa ser útil para outras pessoas”.

Foi observado pela equipe pedagógica da escola que o projeto trouxe bastantes pontos positivos na relação de ensino-aprendizagem, como a alto comprometimento dos alunos; a abordagem prática de um conceito teórico de sala de aula, o que desmistifica o pensamento de que a disciplina de física é difícil e o aluno consegue estabelecer relações entre o conteúdo nela estudado e os fenômenos observados em seu cotidiano.

O projeto também busca oportunizar o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da pesquisa, além da contribuir para a formação de alunos que possam atuar como cidadãos mais conscientes em relação ao consumo da energia.

Clique e veja galeria de fotos completa.