Projeto “Contos Literários” se adapta na pandemia

Alunos gravam suas cenas separadas e colocam vídeos editados em canal no YouTube

Projeto “Contos Literários” se adapta na pandemia

O professor Naeliton Santos comanda o laboratório de teatro do Colégio Contato. Com a pandemia o projeto precisou de ajustes e mudou para o audiovisual. Assim, foi possível continuar as aulas de teatro, já que os alunos fazem suas gravações individualmente e, na edição, eles são colocados lado a lado.

Atualmente o projeto conta com alunos do 9º ano e do Ensino Médio. Segundo o professor Naeliton, “a ideia é transferir para os alunos o protagonismo. Sendo assim, além de encenar contos literários de Monteiro Lobato, por exemplo, eles também são estimulados a apresentar uma cena criada por eles mesmos”.

O professor trazia os textos prontos, mas os alunos começaram a fazer seus próprios contos. A importância do trabalho é que, “atuando em outros personagens, é possível entender melhor os outros e a vida. É como se ali eles se sentissem ‘existindo’, algo muito além de apresentar por apresentar”, afirma o Naeliton.

Para o aluno Gabriel Monteiro, “é muito importante participar de um projeto artístico como esse, que eu adoro, mas que, além disso, também é uma forma de promover a cultura para todos, pra que seja sempre valorizada e eternizada”.

Televisão

O projeto passará por mais uma mudança e vai migrar para um programa na TV. Em breve traremos mais novidades. Por enquanto, é possível assistir a algumas das produções aqui.