Dicas para facilitar sua vida com o cronograma de estudos

Veja algumas ações que podem te ajudar a otimizar seu tempo

Dicas para facilitar sua vida com o cronograma de estudos

Conseguir se organizar dar conta de todo o conteúdo necessário aos seus estudos é um desafio para todos os estudantes, sejam eles do Ensino Fundamental, Médio e até Superior. A ferramenta “cronograma de estudos” surge para facilitar o processo e melhorar a produtividade do aluno, pois organizando seu tempo sobrará espaço para todos os conteúdos.

É preciso abrir mão de outras atividades? Quantas horas de estudo serão necessárias para cumprir os objetivos? Como criar esse cronograma para conseguir o resultado que eu quero?

Fizemos algumas pesquisas e separamos para você algumas dicas. Se liga!

  • Tenha e conheça a sua rotina

A gente sabe que a primeira grande luta é ter uma rotina. Mas é preciso tomar conhecimento acerca de tudo o que você precisa saber, e aliado a isso está o estudar. Liste todas as coisas que você faz diariamente, além dos conteúdos estudados para o Enem. Assim você pode dar uma ordem de prioridades a todas as tarefas semanais.

  • Cuide do corpo e da mente

Durante a montagem do cronograma, não esqueça que você precisa “tirar” um tempinho para você. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e divertir-se te ajudará a ter mais concentração quando você sentar para cumprir o que ficou definido em seu horário de estudos. Plataformas de entretenimento, tais como a Netflix, um momento de meditação, horários para exercícios físicos, chamadas de vídeo, bem como um tempo com a família entram na lista do que é possível fazer.

  • Conte com imprevistos

É importante deixar uma “brecha” para os imprevistos, pois, caso aconteçam, você não coloca todo o seu cronograma em risco. Então, conforme a definição de horários, já deixe separado um espaço pequeno para eles.

  • Defina seus horários de estudos

Um ponto importante a ser destacado é o de que você não é uma máquina! Portanto, se viu sua rotina e sabe todos os afazeres que tem que desempenhar, agora é a hora de definir quais períodos serão disponibilizados para o estudo. Nesse momento, lembre-se de seu objetivo e quão custoso será alcançá-lo. Dedique-se!

  • Organize os conteúdos

Para que haja uma boa organização, faça uma lista com os assuntos que mais estão presentes nas provas que você prestará e outra lista com seu nível de dificuldade por disciplina. Isso dará a você uma visão ampla do que será “mais fácil” e “mais difícil” de estudar. Aos mais fáceis, atribua menos tempo na rotina. Aos mais difíceis, dedique um tempo maior e coloque-os em horários que você sabe que estará mais disposto a estudar.

  • Faça ajustes no seu cronograma

Vivemos em um mundo em movimentação constante. Com isso, sua realidade muda a cada instante. Então, a última dica é: ajuste seu cronograma semanalmente. Se você acredita que não é necessário um ajuste semanal, permaneça com ele por, no máximo, um mês, e aí modifique o que for preciso para contribuir com a otimização dos seus resultados.

Dica importante!

Uma dica importante é manter as coisas que te fazem feliz e o contato com quem você ama. Isso faz parte da buscar por se manter relaxado.

Compartilhe o seu cronograma de estudos com familiares, amigos e namorada(o). Isso evitará problemas de horários e marcação de compromissos que precisem de sua presença. Assim,  ainda poderão te ajudar no cumprimento das suas metas.

Bônus: Aplicativos

Os aplicativos e ferramentas podem ser grandes aliados na hora de montar seu horário de estudos, pois você, com o auxílio de um celular ou um tablet, acessa seu horário, suas anotações e tira dúvidas ao consultar seus escritos.

Alguns aplicativos úteis para a construção de cronograma de estudos são: Google Agenda (para agendar seus horários); Google Keep e Evernote (para fazer anotações); e Trello (para montar listas).