Alunas recebem menção honrosa na ONHB

Competição teve participação de mais de 9,3 mil equipes

Alunas recebem menção honrosa na ONHB

A equipe Flappers, das alunas Lara Dantas, Laura Satiê e Anna Beatriz Câmara, recebeu premiação de menção honrosa da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

Para a professora Marina Moreira, que acompanhou as meninas nessa jornada, “a Olimpíada de História sempre é uma via de debate e protagonismo estudantil. A pesquisa da universidade entra nas escolas e os alunos podem participar dessa construção e reinterpretação das fontes históricas”.

“A importância e a motivação é ver a produção e o desenvolvimento dos alunos, trazer a essência da história que sai do tradicionalismo. Nós analisamos documentos, construímos jornais, fizemos paleografias”, afirma Marina.

Já sobre a premiação, a professora acrescenta que “a menção honrosa é um grande mérito do esforço e empenho das meninas para debater e também um reflexo do bom preparo da escola para o protagonismo individual de cada aluna”.

Além da Flappers, o Contato teve mais nove equipes inscritas, com alunos do Ensino Fundamental e do Médio.

A ONHB

Em 2021, a competição recebeu inscrições de 9,3 mil equipes, formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio, com a realização de seis fases on-line, em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.