• 21 Jun 2021

Olhar para fora de Alagoas

A cada ano, mais estudantes decidem tentar a aprovação em instituições longe do estado ou buscam um curso ainda não ofertado na região. É o caso de Filipe Guimarães Correia, nosso ex-aluno, aprovado na USP, no curso de Engenharia Aeronáutica, em primeiro lugar da ampla concorrência.

O principal motivo para que Filipe escolhesse a opção “foi o fato de que o curso de engenharia aeronáutica se encontra exclusivamente no eixo sul-sudeste, não tendo opções mais próximas de casa. Já a faculdade eu escolhi principalmente por causa do histórico: a USP é uma das maiores universidades da América Latina, e os meus veteranos de curso atualmente trabalham em diversas empresas do setor mundo afora. Sem contar que o modelo de prova era bem mais ‘minha cara’ do que outras opções de vestibulares”.

Essa é uma decisão apoiada pelo colégio, levando-se em consideração as diversas universidades reconhecidas no Brasil por sua excelência. “Nós sempre incentivamos nossos alunos a irem além do Enem, mas vale destacar que, antes de dar esse apoio, nós checamos se a universidade realmente vale a pena. Sendo uma boa oportunidade, nós estudamos o programa para preparar o aluno da melhor maneira”, afirmou o diretor Ernesto Stadtler.

O material didático e a equipe de professores são diferenciais do Contato. “Sem dúvida o material disponibilizado pelo colégio foi um diferencial na minha preparação. Se você quer prestar um vestibular do Sudeste ou do Sul, recomendo muito a turma NAVE”, destaca o ex-aluno. Atualmente Filipe cursa Engenharia Aeronáutica na USP, por EAD, mas futuramente estudará no campus físico.

E tem dica para quem está se preparando para o mesmo processo? Tem sim! “Seu estudo deve ser, antes de mais nada, ativo. Uma hora resolvendo uma lista de questões muitas vezes pode compensar mais do que duas horas fazendo resumos. Essa dica agora é voltada mais pra galera do 3º ano: façam simulados e provas antigas. No meu ano de preparação, eu fazia mais ou menos uma prova antiga/simulado toda semana (ou quase isso, porque ninguém é de ferro), pelo menos duas provas por mês é essencial. Muitas vezes você fica desanimado por não estar com seu desempenho nas alturas ou próximo da nota de corte, mas saiba nutrir resiliência. Esse momento é muito importante pra você, nele você irá sentir na pele que assunto é importante e qual assunto você deve deixar mais de lado. Revisar os erros também é essencial. Ao terminar um simulado ou prova, anote os assuntos que caíram em cada matéria, ou pelo menos os assuntos que você errou (no começo serão vários, mas não se assuste). Tire um dia da semana pra visitar mais uma vez a teoria e as questões desses tópicos, vai ajudar muito. Esse é um ritual que vai se manter até o dia da prova. Sobre esse período de pré-prova, não se cobre tanto. Se você teve uma preparação sólida durante o ano, não vai fazer mal tirar uns dias pra descansar. Eu mesmo perdi bastante o ritmo na reta final, mas toda minha preparação não deixou a casa cair.”, finaliza Filipe.

Sobre as aprovações 2021

O colégio Contato somou 278 aprovações em 2021, sendo: 177 em instituições públicas em Alagoas; 187 em instituições públicas no Brasil; 34 aprovações em Medicina, sendo 21 aprovações em instituições públicas.

Comentários