O que é o Novo Ensino Médio?

Conheça os itinerários formativos e o que muda com eles

O que é o Novo Ensino Médio?

Muito se fala sobre o Novo Ensino Médio, por isso resolvemos reunir algumas informações importantes para servir de esclarecimento e consulta sempre que necessário.

De acordo com o nosso diretor Ernesto Stadtler, “as mudanças sugeridas são para diminuir e até evitar a evasão nas universidades. Muitos alunos saíam do Ensino Médio sem saber o que queriam na área em que prestavam vestibulares e perdem pelo menos um ano de vida sem ter certeza da carreira que querem seguir”.

E o que são os itinerários formativos?

Segundo o MEC, Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio.

Os itinerários formativos são parte importante da mudança, e aqui no Contato, no momento, oferecemos: educação financeira; robótica; designer; estatística e simulação da ONU.

“Estamos vendo os alunos empolgados com o início dessas mudanças, com brilho nos olhos, curiosidade aguçada, o que facilita o aprendizado”, afirma Ernesto Stadtler.

Para o aluno Leonardo Lôbo, “essas novidades aumentam a interação e o interesse. Com o projeto, melhora a forma que os alunos se apresentam socialmente, que se comunicam. As matérias que temos acesso são importantes para a nossa vida, além do colégio, como é o caso de educação financeira”.

Sobre o Projeto de Vida

E tanto se fala nos dias atuais de itinerários formativos, competências socioemocionais e projeto de vida. Mas, afinal de contas, o que vem a ser o tão falado Projeto de vida? De onde surgiu? Qual a sua importância e finalidade dentro do universo escolar?

O Projeto de Vida teve sua implementação proposta pelas determinações e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece um conjunto de dez competências gerais para que as escolas possam proporcionar aos estudantes oportunidades para um desenvolvimento pleno nos âmbitos cognitivo, socioemocional, híbrido, cultural, entre outros, preparando-os para fazer escolhas com base em seu projeto de vida. Desta forma o Projeto de Vida visa desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais capazes de orientar o aluno na realização de um projeto para si. A intenção é que ele esteja preparado para se posicionar diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade da sociedade, cada dia mais dinâmica e desafiadora. Desta forma, poderá construir um senso crítico e um olhar analítico e questionador para e sobre o mundo, culminando em um processo de descoberta de seu protagonismo e autonomia.

 

 

 

 

 

 

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