Contato realiza maior simulação da ONU do Norte/Nordeste

Evento discutirá questões e adversidades de âmbito global

Contato realiza maior simulação da ONU do Norte/Nordeste

O Colégio Contato realizará de 26 a 28 de agosto a maior simulação da ONU do Norte/Nordeste. “Contato com a ONU” contará com cerca de 100 participantes, sendo todos alunos do colégio, e acontecerá na Unidade Jatiúca.

Vale destacar que o Colégio participou da PoliONU, o maior evento de simulação da ONU do Brasil, realizada em São José dos Campos, trazendo para Maceió o modelo para auxiliar os alunos a lidar com questões e adversidades de âmbito global – Uma experiência que proporciona aos participantes um novo olhar sobre a realidade, visando a formação de cidadãos empáticos, críticos e preocupados com o mundo.

O Evento

O Contato com a ONU segue um formato de simulação de debates a grega, onde alguns alunos que compõe a mesa diretora serão divididos em quatro Comitês: Mulheres, Assembleia geral, Conselho de Segurança e UNESCO.

Os alunos da mesa diretora coordenarão a ordem das falas e o seguimento da agenda de trabalho. Os debatedores que representarão países, empresas e organizações não governamentais terão seis sessões para tentar resolver problemas propostos em cada comitê.

A importância para Alagoas

Contato com a ONU é a primeira simulação, não só de Alagoas, mas de todo o Nordeste. Isso coloca o nosso Estado a frente nesse tipo de evento que simula o que acontece nos debates da Organização das Nações Unidas.

Para o diretor Ernesto Stadtler, “O Evento da Simulação é a culminância do projeto Contato com a ONU, uma excelente oportunidade para o aluno viver o que é pedido no Novo Ensino Médio: O aluno como protagonista e o Professor como mediador. Para o colégio é um orgulho realizar um evento de tamanha importância, o primeiro não só em Alagoas, mas no Nordeste nesse tipo de trabalho”.

O Professor Bruno Luporini, responsável pelo Evento em Maceió, ressalta a importância desse tipo de ação: “Criar a marca de uma Simulação Oficial é importante porque proporciona para os alunos uma experiência positiva em relação ao convívio e interação, sejam de turmas ou unidades diferentes. Uma integração positiva, social, pedagógica e acadêmica, onde irão desempenhar um papel político, atuando como um diplomata internacional, e também desenvolverá a pesquisa, a interpretação de texto, a fala, o pensamento interdisciplinar. Enfim, preparando o aluno não só para o mercado de trabalho, mas para a vida em sociedade ”.